Hoje é comemorado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que simboliza a luta dos brasileiros por melhorias no ambiente de trabalho.

No início da década de 70, o cenário da Saúde e Segurança do Trabalho (SST) no Brasil era caótico. Devido aos altos índices de Acidente de Trabalho, o Banco Mundial projetou uma série de cortes financeiros par ao Brasil. Para evitar o impacto nas contas públicas, o Governo Federal publicou as Portarias Federais número 3.236 e 3237, justamente no dia 27 de julho de 1972. Para relembrar a importância deste movimento, a data foi considerada o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

Para dimensionar o problema, vale lembrar que, na época, 40% dos trabalhadores brasileiros sofriam algum tipo de lesão relacionada ao trabalho. Hoje, 45 anos após a publicação das portarias, o Anuário Estatístico da Previdência Social mais recente (AEPS 2015) apontou queda de 14% na ocorrência de acidentes de trabalho, em relação a 2014. O mesmo estudo indicou, ainda, o registro do menor Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP), desde a sua criação, em 2007.

Diante desses resultados, é possível concluir que as ações surtiram um efeito positivo na vida dos trabalhadores brasileiros. Para manter o ritmo e promover ainda mais melhorias, é necessário estabelecer um trabalho de conscientização da equipe. Para isso, é necessário unir a visão prevencionista com ações de comunicação e promover um ambiente de trabalho seguro.