O Computador

O COMPUTADOR virou um objeto comum no dia a dia de muitos brasileiros, se você usa computador em casa ou no trabalho, você pode ter lesão na vista, pode apresentar sintomas visuais da Síndrome de Visão do Computador (CVC).



A doença, que acomete milhões de jovens e adultos no mundo, tem como principais sintomas a perda de foco, a fadiga ocular, olhos secos e olhos ardentes, além da visão dupla e turva e movimentos involuntários dos olhos.

Segundo os oftalmologistas é possível amenizar o problema visual, que traz muito desconforto, principalmente após um dia de trabalho.

Normalmente, piscamos 30 vezes por minuto, mas de frente para a tela, a frequência cai para nove vezes por minuto. O ideal são pausas a cada 1 hora, de 10 a 15 minutos, para piscar. Outra recomendação do especialista se refere à distância de leitura da tela.



O ideal é em torno de 50 a 60 centímetros. Essa mesma distância deve ser respeitada quando o usuário estiver em frente à tela de um smartphone ou tablete. A luminosidade causa desconforto à visão. A iluminação do ambiente também é importante, em locais escuros nossas pupilas ficam mais abertas e, com isso, recebem diretamente a luminosidade do monitor.

O que fazer.

A avaliação com um oftalmologista é imprescindível.

Mudanças ergométricas no local de trabalho. A postura diante do computador também pode aliviar o desconforto da vista cansada. A altura dos olhos em relação à tela do computador é outro fator importante. Os olhos devem alcançar a tela sem que você precise abaixar ou levantar o pescoço.

Outras ações são usar lágrimas artificiais prescritas pelo oftalmologista.

Faça pausas, a pausa é importante também para quem trabalha o dia todo sentado, sempre em uma mesma posição, para destravar as articulações e relaxar a musculatura, pelo menos uma vez por hora, se estique, pegue uma água, vá ao banheiro, ou seja, aumenta o tempo em movimento.

Junto à terapia ocupacional, é aconselhado melhorar a qualidade de vida, prevenir o estresse, garantir boa saúde física, dormir e alimentar-se bem, praticar atividades físicas e manter hobbies e interesse pela vida social.