Você conhece o SESMT

SESMT é a sigla para Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho. Pensada pela primeira vez durante a Revolução Industrial, esta ideia só veio receber a merecida atenção nos tempos contemporâneos. Onde virou Obrigatoriedade para qualquer empresa pública ou privada que contrate empregados sob o regimento da Consolidação das Leis do Trabalho.

Conforme apontado no artigo 162 da CLT, a base do SESMT visa assegurar a integridade física de operários, alertando sobre possíveis dilemas referentes à segurança e saúde que possam vir a afetar o rendimento de uma organização ou ainda gerar problemas de maior escopo.

Para seu esquema de funcionamento, este serviço inclui uma equipe de profissionais especializados que ficam à disposição dos colaboradores de determinada empresa. De modo a auxiliá-los sempre que necessário. Normalmente, este time é composto por médicos, engenheiros e técnicos de segurança do trabalho, enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Em casos especiais, todavia, o quadro profissional pode ser reforçado por psicólogos, fisioterapeutas e outros experts do mesmo nicho.

Em campo, cada profissional contribui de acordo com a sua especialização, sendo ainda proibido de exercer qualquer outro tipo de função dentro da companhia, conforme apontado na Norma Regulamentadora nº 4, em seus itens 4.4.2 e 4.10. Na prática, o médico, por exemplo, deve ser formado e ter uma pós-graduação em medicina do trabalho, além de apresentar experiência no serviço. Consecutivamente, o mesmo se aplica aos engenheiros e enfermeiros.